Partilhar em

O que é a criatividade?

A criatividade é “a capacidade de produção de ideias originais e significativas, por uma ou mais pessoas” (Howkins,2007).

Mas porque será assim tão importante?

A criatividade é uma capacidade que deve ser estimulada e trabalhada desde cedo. Este trabalho conceberá crianças com autoestima positiva e futuramente adultos mais confiantes.

É neste sentido que se verifica a importância de desenvolver esta mesma capacidade desde o pré-escolar, dando espaço à criança para que desenvolva o autoconhecimento e confie nas próprias capacidades. O desenvolvimento criativo sistemático permite uma maior adaptação ao processo de ensino-aprendizagem, facilitando a forma como lida com situações no quotidiano e até as tomadas de decisão.

Aprender a olhar as situações/momentos de outra perspetiva, torna-se mais simples, influenciando a forma como vêm o mundo e encaram a vida.

Vygotsky, enfatiza que a criatividade acontece numa sequência de procedimentos, ou seja, quando se imagina, combina e modifica a realidade, ou seja ultrapassa a experiência que está a viver.

Brincadeiras mais ricas, nas primeiras fases de vida possibilitam maiores probabilidades de desenvolver a criatividade e imaginação e consequentemente mais construtivas serão as suas interações com a realidade.

Em suma, é de extrema importância construir um ambiente facilitador ao desenvolvimento da imaginação e criatividade nos primeiros anos de vida da criança, através de aprendizagens significativas e experiências criativas.

Se pretender mais informações contacte-nos:  Educação

Escrito por Vera Ferreira, Psicóloga na CAISA