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As AECS são atividades de natureza lúdica, formativa e cultural que se verificaram fundamentais na promoção de igualdade de oportunidades entre as várias crianças de uma mesma instituição. Um dos principais objetivos é a aproximação da escola, enquanto entidade, do meio envolvente.

Com o desenvolvimento global e um mercado cada vez mais exigente e competitivo assistiu-se a uma mudança de paradigma a nível social.

Surgiu, em Portugal a necessidade da criação de uma resposta de apoio à família e à criança e com ela apareceram as atividades de enriquecimento curricular (AECS).

Com elas prevê-se fomentar o desenvolvimento integral da criança. Este desenvolvimento, é  proporcionado através do contacto com áreas não tão exploradas com o professor do ensino regular. Áreas tão diversas quanto a música, as artes plásticas, o exercício físico, as artes performativas entre outras.

O aparecimento destes novos domínios e/ou áreas de interesse estimulam a criatividade, o autoconhecimento, a integração e o valorização de si e do outro.

As atividades de enriquecimento curricular são sem dúvida um complemento e um reforço às aprendizagens curriculares que dão prioridade a disciplinas nucleares como o português, a matemática e o estudo do meio.

A investigação na área das ciências da educação e das neurociências é clara. A estimulação de diversas áreas cerebrais e a aprendizagem de artes, como a música, o desenho, a dança, contribuem para o desenvolvimento harmonioso da criança.

A CAISA tem uma larga experiência no desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular, tendo parcerias com vários estabelecimentos de ensino, públicos e particulares.

Se pretende saber mais sobre este assunto, não hesite: Educação