Partilhar em

Demência é um termo genérico para descrever um conjunto de doenças que provocam deterioração cognitiva e comportamental. Associados a este termo estão subjacentes perdas de memória, diminuição da capacidade intelectual, de raciocínio, de competências sociais e, ainda, emocionais.

Neste conjunto de doenças encontram-se a doença de Alzheimer, a demência vascular, a doença de Parkinson, a demência de Corpos de Lewy, a demência frontotemporal, a doença de Huntington, a síndrome de Korsakoff e a doença de Creutzfeldt-Jacob.

A demência é um processo de envelhecimento natural, no entanto não afeta todos os idosos. Embora não exista cura para a demência, esta pode ser prevenida. Por isso, é fundamental atuar na base da prevenção.

A perda de memória frequente e progressiva, a confusão, as alterações da personalidade, a apatia e isolamento e a perda de capacidades para a execução das tarefas diárias são alguns dos sintomas associados à patologia. É fundamental um olhar atento para intervir numa fase inicial e até prevenir o declínio rápido das competências cognitivas.

A CAISA desenvolveu o projeto CECA – Centro de estimulação cognitiva e autonomia para promoção de competências cognitivas e físicas, visando um envelhecimento ativo, capaz e de qualidade.

Para mais informações sobre o CECA por favor consulte: Saúde