Partilhar em

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) celebra-se no dia 29 de outubro. Em Portugal, o AVC é a principal causa de mortalidade e de incapacidade. Segundo as estatísticas, um em cada seis portugueses sofrerá desta patologia, o que demonstra a sua gravidade.

Acidente Vascular Cerebral é uma doença que provém de um défice neurológico súbito provocado por uma interrupção na conduta de sangue ao cérebro. Clinicamente poderá classificar-se de duas formas: AVC isquémico, onde um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro e o AVC hemorrágico, onde ocorre o rompimento da artéria, ocorrendo sangramento dentro ou ao redor do sangue.

Deste modo é importante estar atento aos sintomas. O desvio na face, dificuldades em falar e falta de força num braço ou perna são sinais suspeitos que o deverão levar a contactar o número de emergência. Ligue 112.

Hipertensão arterial, diabetes, fibrilação auricular, obesidade, stress, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são alguns dos fatores de risco, facilmente modificáveis na promoção de um estilo de vida mais saudável.