Select Page
Partilhar em

Cuidadores são todas as pessoas que prestam assistência a uma outra pessoa, que por diversas razões possa ter uma incapacidade, de grau variável, que não lhe permite realizar diferentes tarefas essenciais à sua existência. E por informal entende-se que presta esse auxílio sem qualquer tipo de remuneração.

Em Portugal, estima-se que cerca de 8% da população, cerca de 800 mil pessoas sejam cuidadores de alguém.

Fala-se de pessoas que sem qualquer interesse dão tudo de si para que o bem-estar físico e emocional seja assegurado à pessoa cuidada. Muitas vezes, os cuidadores abdicam dos seus próprios sonhos e colocam a sua vida em “stand by”, em prol daqueles que amam.

No território de atuação da CAISA, existem vários cuidadores informais. É neste sentido que a CAISA pretende homenagear cada um deles, cada trabalho desenvolvido, cada meiguice para com os que mais precisam, cada carinho, cada sorriso apesar do cansaço, cada “estou bem” mesmo sentindo todas as dores físicas, cada “assim sou feliz” apesar do esgotamento emocional.

Neste dia 5 de Novembro de 2020, um bem-haja a todos os cuidadores informais que desenvolvem um trabalho de valor extremo e impossível de quantificar. Que não só neste Dia do Cuidador mas em todos os dias lembremos daqueles que praticam um ato tão nobre quanto o cuidar.

Se precisa de esclarecer alguma dúvida ou precisa de ajuda contacte o gabinete de apoio ao cuidador da CAISA.