O Departamento de Saúde tem vindo a desenvolver um trabalho direcionado para o envelhecimento bem sucedido, na zona oeste do concelho de Guimarães.
CECA - Centro de Estimulação Cognitiva e Autonomia
Serviços
CECA – Centro de Estimulação Cognitiva e Autonomia
O Centro de Estimulação Cognitiva e Autonomia alia a saúde, a educação e a área social. Trabalha em rede com os diferentes serviços já existentes na comunidade, através de um serviço inovador para suprir as necessidades identificadas. O CECA acompanha não só as pessoas diagnosticadas ou em fase de pré-diagnóstico como as suas famílias, orientando-as e guiando-as neste processo de acompanhamento ao seu familiar. Conta com uma equipa altamente qualificada, composta por profissionais da área da enfermagem, serviço social, gerontologia, terapia ocupacional, animação sociocultural, psicologia, educação física e neurofeedback.
Ao nível da intervenção direta com as pessoas idosas, contamos com um Grupo de Estimulação Cognitiva, sessões individuais de Treino de Neurofeedback, sessões de Estimulação Cognitiva individual, apoio psicológico para os utentes e suas famílias, sessões de terapia ocupacional, serviços de reabilitação e enfermagem ao domicílio, avaliação funcional, adaptação do contexto domiciliar e identificação de necessidades, acompanhamento a consultas médicas, realização de pequenos recados e tarefas domésticas, entre outros, disponíveis para intervenção especifica na área das demências.
O CECA é de igual modo um centro de formação e investigação, aliando as mais recentes tecnologias ao saber de técnicos especializados, com formação teórica e anos de experiência no terreno, visando uma intervenção de excelência com a população idosa.
O que fazemos
Serviços
As nossas instalações físicas localizam-se na União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo, estando em funcionamento desde janeiro de 2018. Desde então, temos vindo a aturar em duas frentes, a prevenção primária, trabalhando com pessoas idosas sem limitações no sentido de prevenir que estas surjam e, a prevenção secundária e terciária, em que existindo já limitações, estas sejam trabalhadas, para que diminuam e/ou estagnem, permitindo que a pessoa não perca qualidade de vida.